Afinal, o que significa e de onde vem o termo PLUS ULTRA ? Qual o significado da palavra?

O termo “Plus Ultra” é o slogan da Academia de Heróis U.A. e do herói número 1 All Might em Boku no Hero Academia (Ou My Hero Academia, para os anglófilos), mas o termo é bem mais antigo do que isso.

Imagino que quase todos lendo esse texto saibam que “Plus Ultra” seja um termo em latim que signifique “vá além”. Mas de onde vem e o qual foi a intenção na sua criação? Afinal, qual o significado de Plus Ultra?

plus ultra all might
Infelizmente, não foi esse cara que criou o “Plus Ultra”, embora tenha dado um sentido bem interessante a ele.

Para entender seu significado, primeiro precisamos entender a origem do termo.

Em primeiro lugar, precisamos entender que a adaptação romana da lenda do herói mítico helênico Herácles (ou Hércules, em latim) é um pouco diferente da original. Se pensarmos em um universo onde as lendas criam personalidades próximas aos mitos que as originaram, é provável que o herói grego fosse um ser distinto do romano, pois existem muitas diferenças entre os dois. No mundo real, são tratados como duas versões de um mesmo mito.

Dito isso, vou usar a versão romana por aqui.

Mas por que diabos estou falando do Hércules?

Bem, sem demorar muito, vamos à história: após suas várias façanhas pelo mundo, livrando a humanidade de inúmeras ameaças e monstros, Hércules viajou até o que é hoje conhecido como o Estreito de Gibraltar, uma pequena faixa de água que divide a Península Ibérica na Europa do Magrebe no Norte da África.

Segundo o mito, ele precisava atravessar do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico, que eram separados por uma massa de terra montanhosa localizada no atual Estreito de Gibraltar, ao se dar conta da situação, Hércules, ao invés de escalar tais montanhas, com sua força digna do All Might, destruiu a cadeia montanhosa em sua frente com apenas um golpe, nomeando os picos localizados nos dois extremos do estreito de Pilares de Hércules.

pillars of hercules
Embora a estátua seja real, tentei buscar em algum lugar para se o fundo era montagem, não encontrei nada que me fizesse pensar isso, então fica essa foto fantástica dos Pilares de Hércules aí.

De qualquer forma, aqueles são os Estreitos de Hércules e, se você tivesse um cérebro entre as orelhas, não deveria passar deles.

Isso, é claro, até Carlos I von Habsburg, rei da Espanha (Castela, Leão, Navarra e Aragão), Sardenha, País Baixos, Nápoles, Borgonha, Milão, arquiduque da Áustria e imperador do Sacro Império Romano (que me recuso a chamar de “Germânico”, pois essa nomenclatura doida só está presente no português, assim como o “Turco” do Império Otomano).

Em suma, era ele quem mandava na porra toda.

império de Carlos V
O império do cidadão Carlos I von Habsburg em seu auge, isso sem contar com as possessões no além-mar, na África e nas Américas. (Tudo que é colorido é um país que ele mandava)

Ele iniciou seu governo sobre a Espanha em 1516. Na época, esse país estava com sua conquista do Novo Mundo (América) a todo vapor, além de ter dominado o norte da África, então, Carlos I observou que ele não só havia passado a fronteira estabelecida por Hércules, como a superado de maneira magistral. Então, como parte da institucionalização de vasto império, o lema Plus Ultra, “vá além” nasceu.

plus-ultra
Os brasões dos reinos de Castela e Leão, acompanhados do lema “Plus Ultra”. 

Sua principal razão de ser era mostrar esse novo espírito desbravador e incansável da nova nação (a Espanha tinha menos de 30 anos) e que era seu destino explorar novas terras e conquistá-las. Também indicava para cada súdito que deveriam ser implacáveis e não desistir ante a dificuldades aparentemente impossíveis, como atravessar o Mar de Monstros.

Greater_Coat_of_Arms_of_Charles_I_of_Spain,_Charles_V_as_Holy_Roman_Emperor_(1530-1556).svg
Esse era o brasão do império de Carlos I, para se ter uma ideia, cada escudo ali presente representava um país da época, a águia de duas cabeças representando o Sacro Império Romano, aquele X ali atrás representando as colônias no Novo Mundo e, é claro, os pilares de Hércules com o lema Plus Ultra.

Plus Ultra” é o lema da Espanha e está presente em sua bandeira até hoje, além de ter sido o nome oficial das forças expedicionárias enviadas por países falantes de castelhano durante a Guerra do Iraque, ela era a Plus Ultra Brigade, ou “Brigada Plus Ultra”.

Escudo de Armas da Espanha
O Brasão da Espanha atual, com os escudos de cada reino medieval nele (Castela, Leão, Aragão/Catalunha, Navarra e lá embaixo o sultanato de Granada) e o lema Plus Ultra.

Então, está aí, uma pequena informação que talvez faça o seu dia mais feliz. Se gostou, dá uma olhada nos outros textos e vídeos, tenho certeza que vai gostar.

…como não sei se um dia conseguirei falar sobre isso, fica aqui a passagem, pois enquanto estava pesquisando para fazer esse texto, acabei me deparando com o lema da Áustria medieval, que era:  “Austriae est imperare orbi universo”, ou “É o destino da Áustria governar o mundo”(A.E.I.O.U.). Atualmente a Áustria não possui um lema nacional, mas não seria nada mal se voltasse com esse…

A.E.I.O.U. É o Destino da Áustria Governar o Mundo
O lema A.E.I.O.U no canto esquerdo na entrada da academia militar Austríaca, note que os outros escudos estão vazios, isso porque eles representavam antigos países que faziam parte desse outrora gigantesco império.

7 comentários sobre “Afinal, o que significa e de onde vem o termo PLUS ULTRA ? Qual o significado da palavra?

  1. Publicação sensacional! Parabéns Gabriel! Já gostava do termo antes, agora com certeza irei tatuá-lo. Retrata muito meus ideais, filosofias, raízes, e ainda curto o anime. Obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s